We want to hear from you!Take our 2021 Community Survey!
Este site não é mais atualizado.Vá para pt-br.react.dev

Apresentando o novo JSX Transform

September 22, 2020 por Luna Ruan

This blog site has been archived. Go to react.dev/blog to see the recent posts.

Embora o React 17 não contenha novos recursos, ele fornecerá suporte para uma nova versão do JSX Transform. Neste post, descreveremos o que é e como experimentá-lo.

O Que é um JSX Transform?

Os navegadores não entendem JSX imediatamente, então a maioria dos usuários do React confia em um compilador como o Babel ou TypeScript para transformar o código JSX em JavaScript regular. Muitos toolkits pré-configurados como o Create React App ou Next.js também incluem um JSX Transform por baixo do capô.

Junto com a versão React 17, queríamos fazer algumas melhorias no JSX Transform, mas não queríamos quebrar as configurações existentes. É por isso que trabalhamos com Babel para oferecer uma versão nova e reescrita do JSX Transform para pessoas que gostariam de atualizar.

Atualizar para a nova transformação é totalmente opcional, mas tem alguns benefícios:

  • Com a nova transformação, você pode usar JSX sem importar o React.
  • Dependendo de sua configuração, a saída compilada pode melhorar ligeiramente o tamanho do pacote.
  • Isso permitirá melhorias futuras que reduzem o número de conceitos que você precisa para aprender React.

Esta atualização não mudará a sintaxe JSX e não é necessária. O antigo JSX Transform continuará funcionando normalmente e não há planos de remover o suporte para ele.

React 17 RC já inclui suporte para a nova transformação, então experimente! Para facilitar a adoção também adaptamos seu suporte para React 16.14.0, React 15.7.0 e React 0.14.10. Você pode encontrar as instruções de atualização para diferentes ferramentas abaixo.

Agora, vamos examinar mais de perto as diferenças entre a velha e a nova transformação.

O Que Há de Diferente na Nova Transformação?

Quando você usa JSX, o compilador o transforma em chamadas de função React que o navegador pode entender. A antiga transformação JSX transforma JSX em chamadas React.createElement(...).

Por exemplo, digamos que seu código-fonte tenha a seguinte aparência:

import React from 'react';

function App() {
  return <h1>Hello World</h1>;
}

Nos bastidores, a antiga transformação JSX o transforma em JavaScript regular:

import React from 'react';

function App() {
  return React.createElement('h1', null, 'Hello world');
}

Nota

Seu código-font não precisa ser alterado de forma alguma. Estamos descrevendo como a transformação JSX transforma seu código-fonte JSX no código JavaScript que um navegador pode entender.

No entanto, isso não é perfeito:

Para resolver esses problemas, o React 17 apresenta dois novos pontos de entrada para o pacote React que devem ser usados apenas por compiladores como Babel e TypeScript. Em vez de transformar JSX em React.createElement, a nova transformação JSX importa automaticamente funções especiais desses novos pontos de entrada no pacote React e os chama.

Digamos que seu código-fonte tenha a seguinte aparência:

function App() {
  return <h1>Hello World</h1>;
}

É para isso que a nova transformação JSX o compila:

// Inserido por um compilador (não importe você mesmo!)
import {jsx as _jsx} from 'react/jsx-runtime';

function App() {
  return _jsx('h1', { children: 'Hello world' });
}

Observe como nosso código original não precisava mais importar o React para usar JSX! (Mas ainda precisaríamos importar o React para usar Hooks ou outras exportações que o React fornece.)

Esta mudança é totalmente compatível com todo o código JSX existente, assim você não terá que mudar seus componentes. Se estiver curioso, você pode verificar a RFC técnica para obter mais detalhes sobre como a nova transformação funciona.

Nota

As funções dentro de react/jsx-runtime e react/jsx-dev-runtime devem ser usadas apenas pela transformação do compilador. Se você precisa criar elementos manualmente em seu código, você deve continuar usando React.createElement. Ele continuará a funcionar e não irá embora.

Como Fazer Upgrade para a Nova Transformação JSX

Se você não estiver pronto para atualizar para a nova transformação JSX ou se estiver usando JSX para outra biblioteca, não se preocupe. A transformação antiga não será removida e continuará a ter suporte.

Se quiser fazer upgrade, você precisará de duas coisas:

  • Uma versão do React que suporta a nova transformação (React 17 RC e superior suportam, mas também lançamos React 16.14.0, React 15.7.0 e React 0.14.10 para pessoas que ainda estão nas versões principais mais antigas).
  • Um compilador compatível (consulte as instruções para diferentes ferramentas abaixo).

Como a nova transformação JSX não exige que o React esteja no escopo, também preparamos um script automatizado que removerá as importações desnecessárias de sua base de código.

Create React App

Create React App 4.0.0+ usa a nova transformação para versões compatíveis do React.

Next.js

Next.js v9.5.3+ usa a nova transformação para versões compatíveis do React.

Gatsby

Gatsby v2.24.5+ usa a nova transformação para versões compatíveis do React.

Nota

Se você obtiver este erro de Gatsby após atualizar para React 17 RC, execute npm update para corrigi-lo.

Configuração Manual do Babel

O suporte para a nova transformação JSX está disponível no Babel v7.9.0 e superior.

Primeiro, você precisará atualizar para a última transformação do Babel e do plugin.

Se você estiver usando @babel/plugin-transform-react-jsx:

# para usuários npm
npm update @babel/core @babel/plugin-transform-react-jsx
# para usuários yarn
yarn upgrade @babel/core @babel/plugin-transform-react-jsx

Se você estiver usando @babel/preset-react:

# para usuários npm
npm update @babel/core @babel/preset-react
# para usuários yarn
yarn upgrade @babel/core @babel/preset-react

Atualmente, a antiga transformação {"runtime": "classic"} é a opção padrão. Para habilitar a nova transformação, você pode passar {"runtime": "automatic"} como uma opção para @babel/plugin-transform-react-jsx ou @babel/preset-react:

// Se você estiver usando @babel/preset-react
{
  "presets": [
    ["@babel/preset-react", {
      "runtime": "automatic"
    }]
  ]
}
// Se você estiver usando @babel/plugin-transform-react-jsx
{
  "plugins": [
    ["@babel/plugin-transform-react-jsx", {
      "runtime": "automatic"
    }]
  ]
}

A partir do Babel 8, "automatic" será o tempo de execução padrão para ambos os plug-ins. Para obter mais informações, verifique a documentação do Babel para @babel/plugin-transform-react-jsx e @babel/preset-react.

Nota

Se você usar JSX com uma biblioteca diferente de React, você pode usar a opção importSource para importar dessa biblioteca - desde que forneça os pontos de entrada necessários. Como alternativa, você pode continuar usando a transformação clássica, que continuará a ser compatível.

Se você é um autor de biblioteca e está implementando o ponto de entrada /jsx-runtime para sua biblioteca, tenha em mente que há um caso em que até mesmo a nova transformação tem que voltar para createElement para compatibilidade de versões anteriores. Nesse caso, ele irá importar automaticamente createElement diretamente do ponto de entrada root especificado por importSource.

ESLint

Se você estiver usando eslint-plugin-react, as regras de react/jsx-uses-react e react/react-in-jsx-scope não são mais necessárias e podem ser desativadas ou removidas.

{
  // ...
  "rules": {
    // ...
    "react/jsx-uses-react": "off",
    "react/react-in-jsx-scope": "off"
  }
}

TypeScript

TypeScript suporta a nova transformação JSX em v4.1.

Flow

Flow suporta a nova transformação JSX em v0.126.0 para cima, adicionando react.runtime = automatic às opções de configuração do Flow.

Removendo Imports React não Utilizadas

Como a nova transformação JSX importará automaticamente as funções react/jsx-runtime necessárias, o React não precisará mais estar no escopo quando você usar JSX. Isso pode levar a importação React não utilizadas em seu código. Não faz mal mantê-los, mas se quiser removê-los, recomendamos a execução de um script “codemod” para removê-los automaticamente:

cd your_project
npx react-codemod update-react-imports

Nota

Se você estiver recebendo errors ao executar o codemod, tente especificar um dialeto JavaScript diferente quando npx react-codemod update-react-imports solicitar que você escolha um. Em particular, neste momento, a configuração “JavaScript com Flow” suporta sintaxe mais recente do que a configuração “JavaScript”, mesmo se você não usar o Flow. Crie uma issue se você tiver problemas.

Lembre-se de que a saída do codemod nem sempre corresponderá ao estilo de codificação do seu projeto, então você pode querer executar Prettier depois que o codemod terminar para uma formatação consistente.

Executar este codemod irá:

  • Remover todas as importações React não utilizadas como resultado da atualização para a nova transformação JSX.
  • Alterar todas as importações React padrão (ou seja, import React from "react") para importações nomeadas desestruturadas (ex. import { useState } from "react"), que é o estilo preferido no futuro. Este codemod não afetará as importações de namespace existentes (ou seja, import * as React from "react"), que também é um estilo válido. As importações padrão continuarão funcionando no React 17, mas, a longo prazo, encorajamos nos afastar delas.

Por exemplo,

import React from 'react';

function App() {
  return <h1>Olá Mundo</h1>;
}

será substituído por

function App() {
  return <h1>Olá Mundo</h1>;
}

Se você usar alguma outra importação do React - por exemplo, um Hook - então o codemod irá convertê-lo em uma importação nomeada.

Por exemplo,

import React from 'react';

function App() {
  const [text, setText] = React.useState('Olá Mundo');
  return <h1>{text}</h1>;
}

será substituído por

import { useState } from 'react';

function App() {
  const [text, setText] = useState('Olá Mundo');
  return <h1>{text}</h1>;
}

Além de limpar as importações não utilizadas, isso também o ajudará a se preparar para uma versão principal futura do React (não do React 17), que oferecerá suporte aos Módulos ES e não terá uma exportação padrão.

Obrigado

Gostaríamos de agradecer aos mantenedores de Babel, TypeScript, Create React App, Next.js, Gatsby, ESLint e Flow por sua ajuda na implementação e integração da nova transformação JSX. Também queremos agradecer à comunidade React por seus comentários e discussões sobre a RFC técnica.

Esta página é útil?Edite esta página