We want to hear from you!Take our 2021 Community Survey!
Este site não é mais atualizado.Vá para pt-br.react.dev

Introdução aos Hooks

These docs are old and won’t be updated. Go to react.dev for the new React docs.

These new documentation pages teach React with Hooks:

Hooks são uma nova adição ao React 16.8. Eles permitem que você use o state e outros recursos do React sem escrever uma classe.

import React, { useState } from 'react';

function Example() {
  // Declare uma nova variável de state, a qual chamaremos de "count"  const [count, setCount] = useState(0);
  return (
    <div>
      <p>Você clicou {count} vezes</p>
      <button onClick={() => setCount(count + 1)}>
        Clique aqui
      </button>
    </div>
  );
}

Essa nova função useState é o primeiro “Hook” que nós iremos aprender, mas este exemplo é só um gostinho. Não se preocupe se isso ainda não fizer sentido!

Você pode começar a aprender Hooks na próxima página. Nesta página, nós iremos continuar explicando porque nós estamos adicionando Hooks em React e como eles podem ajudar a escrever boas aplicações.

Nota

React 16.8.0 é o primeiro release com suporte a Hooks. Ao atualizar, não se esqueça de atualizar todos os pacotes, incluindo React DOM. React Native suporta Hooks desde a versão 0.59 de React Native.

Introdução em Vídeo

Na React Conf 2018, Sophie Alpert e Dan Abramov introduziram Hooks, seguidos por Ryan Florence demonstrando como refatorar uma aplicação para usá-los. Assista ao vídeo em inglês aqui:


Sem Quebras de Compatibilidade

Antes de continuar, note que Hooks são:

  • Completamente opcionais. Você pode experimentar Hooks em alguns componentes sem reescrever nenhum código existente. Mas você não tem que aprender ou usar Hooks agora se não quiser.
  • 100% retrocompatíveis. Hooks não possuem nenhuma quebra de compatibilidade.
  • Disponível agora. Hooks estão disponíveis no release v16.8.0.

Não temos planos de remover classes do React. Você pode aprender mais sobre a estratégia de adoção gradual para Hooks na seção inferior desta página.

Hooks não substituem seu conhecimento dos conceitos de React. Ao invés disso, Hooks proveem uma API mais direta para os conceitos de React que você já conhece: props, state, context, refs e ciclo de vida. Como iremos mostrar em breve, Hooks também oferecem uma poderosa nova forma de combiná-los.

Se você só quiser começar a aprender Hooks, sinta-se livre para pular direto para a próxima página! Você também pode continuar lendo esta página para aprender mais sobre o porquê de estarmos adicionando Hooks e como nós iremos começar a usá-los sem reescrever nossas aplicações.

Motivação

Hooks resolvem uma variedade de problemas aparentemente separados em React que encontramos ao longo de cinco anos escrevendo e mantendo milhares de componentes. Esteja você aprendendo React, usando diariamente, ou até mesmo se prefere outra biblioteca com um modelo de componente parecido, você reconhecerá alguns destes problemas.

É Difícil Reutilizar Lógica com Estado entre Componentes

React não oferece uma forma de “vincular” comportamento reutilizável em um componente (por exemplo, conectar um componente a uma store). Se você já trabalhou com React por um tempo, você pode estar familiarizado com padrões como render props e higher-order components que tentam resolver isso. Mas estes padrões requerem que você reestruture seus componentes quando você os usa, o que pode parecer atrapalhado e tornar o código mais difícil de entender. Se você ver uma aplicação React típica com React DevTools, você provavelmente irá encontrar um “inferno de wrappers” de componentes rodeados de camadas de providers, consumers, high-order components, render props, e outras abstrações. Apesar de podermos filtrar eles na DevTools, isso aponta para um problema mais profundo: React precisa de uma primitiva melhor para compartilhar lógica com estado.

Com Hooks, você pode extrair lógica com estado de um componente de uma forma que possa ser testada independentemente e reutilizada. Hooks permitem reutilizar lógica com estado sem mudar sua hierarquia de componentes. Isso torna fácil de compartilhar Hooks com vários outros componentes ou com a comunidade.

Nós iremos discutir mais sobre isso em Construindo Seus Próprios Hooks.

Componentes Complexos se Tornam Difíceis de Entender

Nós frequentemente temos que manter componentes que começam simples mas crescem para uma bagunça incontrolável de lógica com estado e efeitos colaterais. Cada método de ciclo de vida frequentemente contêm uma mistura de lógicas que não se relacionam. Por exemplo, componentes podem pegar dados em componentDidMount e componentDidUpdate. Contudo, o método componentDidMount pode conter algumas lógicas não relacionadas que configuram event listeners, com a limpeza deles em componentWillUnmount. Código mutuamente relacionado, que mudam juntos, acabam ficando separados, mas trechos de código completamente não relacionados acabam ficando juntos em um único método. Isso torna muito fácil a introdução de bugs e inconsistências.

Em muitos casos não é possível quebrar esses componentes em pedaços menores porque a lógica com estado está espalhada por toda parte. Também é difícil de testá-los. Isso é uma das razões pelas quais muitas pessoas preferem combinar React com uma biblioteca separada de gerenciamento de estado. Contudo, isso frequentemente introduz muitas abstrações, requer que você pule entre arquivos diferentes, e faz com que a reutilização de componentes seja mais difícil.

Para resolver isso, Hooks permitem que você divida um componente em funções menores baseadas em pedaços que são relacionados (como configurar uma subscription ou captura de dados), em vez de forçar uma divisão baseada nos métodos de ciclo de vida. Você também pode optar por gerenciar o estado local com um reducer para torná-lo mais previsível.

Nós iremos discutir mais sobre isso em Usando o Effect Hook.

Classes Confundem tanto Pessoas quanto Máquinas

Além de deixar o reuso de código e a organização de código mais difícil, nós percebemos que classes podem ser uma grande barreira no aprendizado de React. Você tem que entender como o this funciona em JavaScript, o que pode ser diferente de como funciona na maioria das linguagens. Você tem que lembrar de fazer bind de event handlers. Sem campos de classe pública ES2022, o código pode ficar muito verboso. As pessoas podem entender props, state e fluxo de dados de cima para baixo perfeitamente bem, mas ainda tem dificuldade com classes. A distinção entre componentes de classe e de função em React e quando utilizar cada um deles acabam levando a desentendimentos, mesmo entre desenvolvedores experientes de React.

Adicionalmente, React já foi lançado há mais ou menos cinco anos e nós queríamos ter certeza que ele se mantivesse relevante pelos próximos cinco anos. Assim como Svelte, Angular, Glimmer, e outros mostraram, compilação ahead-of-time de componentes tem um grande potencial no futuro. Especialmente se não estiver limitado a templates. Recentemente, estivemos experimentando com component folding usando Prepack e estamos encontrando resultados promissores. Porém, percebemos que componentes de classe podem encorajar padrões não intencionais que fazem com que essas otimizações recaiam em um caminho mais lento. Classes apresentam problemas para ferramentas dos dias de hoje, também. Por exemplo, classes não minificam muito bem e elas fazem com que hot reloading funcione de forma inconsistente e não confiável. Nós queremos disponibilizar uma API que torne mais provável o código permanecer no caminho otimizável.

Para resolver esses problemas, Hooks permitem você usar mais das funcionalidades de React sem classes. Conceitualmente, componentes React sempre estiveram mais próximos de funções. Hooks adotam funções, mas sem sacrificar o espírito prático de React. Hooks proveem acesso a válvulas de escape imperativas e não requerem você a aprender técnicas complexas de programação funcional ou reativa.

Exemplos

Hooks at a Glance é um bom lugar para começar a aprender Hooks.

Estratégia Gradual de Adoção

TLDR: Não há planos de remover classes de React.

Nós sabemos que desenvolvedores React estão focados em entregar produtos e não têm tempo de checar cada nova API que está sendo lançada. Hooks são muito novos e pode ser melhor esperar por mais exemplos e tutoriais antes de considerar aprender ou adotá-los.

Nós também entendemos que o padrão de novas primitivas, para serem adicionadas ao React, deva ser extremamente alto. Para leitores curiosos, nós preparamos uma detalhada RFC que mergulha na motivação com mais detalhes e provê uma perspectiva extra sobre decisões específicas de design e o estado da arte.

Crucialmente, Hooks funcionam lado a lado com código existente para que você possa adotá-los gradualmente. Não há pressa para migrar para Hooks. Nós recomendamos evitar “grandes reescritas” de código, especialmente para componentes de classe complexos já existentes. É preciso mudar um pouco a mente para começar a “pensar em hooks”. Em nossa experiência, é melhor praticar a utilização de Hooks inicialmente em componentes novos e não críticos e garantir que todo o time se sinta confortável com eles. Depois de experimentar Hooks, sinta-se livre para nos mandar feedback, positivo ou negativo.

Nós planejamos que os Hooks cubram todas os casos de uso existentes para classes, mas nós iremos continuar a suportar componentes de classe por um bom tempo no futuro. No Facebook, nós temos milhares de componentes escritos em React e nós absolutamente não temos planos de reescrevê-los. Em vez disso, nós estamos começando a usar Hooks em código novo, lado a lado com classes.

Perguntas Frequentes

Nós preparamos uma página de Perguntas Frequentes sobre Hooks que respondem às perguntas mais comuns sobre Hooks.

Próximos Passos

Ao final desta página, você deverá ter uma ideia aproximada de quais problemas Hooks estão resolvendo, mas muitos detalhes provavelmente não estão claros. Não se preocupe! Vamos agora para a próxima página onde nós iremos aprender sobre Hooks com exemplos.

Esta página é útil?Edite esta página