We want to hear from you!Take our 2021 Community Survey!
Este site não é mais atualizado.Vá para pt-br.react.dev

Modo Estrito (Strict Mode)

Esses documentos são antigos e não serão atualizados. Vá para react.dev para os novos documentos do React.

Estas novas páginas de documentação ensinam React moderno e incluem exemplos ao vivo:

O modo estrito (Strict Mode) é uma ferramenta para sinalizar potenciais problemas em uma aplicação. Assim como o Fragment, o StrictMode não renderiza nenhum elemento visível na interface. Ele ativa, no entanto, verificações e avisos adicionais para os seus descendentes.

Nota:

Verificações do modo estrito são executadas somente em modo de desenvolvimento; elas não impactam na build de produção.

Você pode habilitar o modo estrito para qualquer parte da sua aplicação, por exemplo:

import React from 'react';

function ExampleApplication() {
  return (
    <div>
      <Header />
      <React.StrictMode>        <div>
          <ComponentOne />
          <ComponentTwo />
        </div>
      </React.StrictMode>      <Footer />
    </div>
  );
}

No exemplo acima, as verificações do modo estrito não serão executadas nos componentes Header e Footer. No entanto, ComponentOne e ComponentTwo, assim como todos os seus componentes descendentes, serão verificados.

StrictMode atualmente ajuda com:

Funcionalidades adicionais serão adicionadas em versões futuras do React.

Identificar métodos de ciclo de vida (lifecycles) inseguros

Como explicado neste post, alguns antigos métodos de ciclo de vida (lifecycles) são inseguros de serem usados em aplicações assíncronas do React. Contudo, se a sua aplicação usa bibliotecas customizadas, pode ser difícil de verificar que esses métodos de ciclo de vida não estão sendo usados. Felizmente, o modo estrito pode ajudar nisso!

Quando o modo estrito está ativado, o React compila uma lista de todos os componentes classe que usam ciclos de vida inseguros e imprime no console uma mensagem de aviso com informações relativas a estes componentes, como:

strict mode unsafe lifecycles warning

Resolver os problemas identificados pelo modo estrito agora, facilitará a utilização da renderização concorrente em versões futuras do React.

Aviso em relação ao uso da antiga string ref API

Anteriormente, o React fornecia duas maneiras de gerenciar refs: a antiga string ref API e a callback API. Embora a string ref API fosse a mais conveniente das duas, ela apresentava várias desvantagens e, portanto, nossa recomendação oficial era usar o formulário de callback.

O React 16.3 adicionou uma terceira opção que oferece a conveniência da string ref sem qualquer desvantagem:

class MyComponent extends React.Component {
  constructor(props) {
    super(props);

    this.inputRef = React.createRef();  }

  render() {
    return <input type="text" ref={this.inputRef} />;  }

  componentDidMount() {
    this.inputRef.current.focus();  }
}

Como refs de objetos foram adicionadas como substitutos para as string refs, o modo estrito agora avisa em relação ao uso da antiga string ref API.

Nota:

Callback refs continuarão a ter suporte juntamente com a nova createRef API (introduzida no React 16.3).

Você não precisa substituir callback refs em seus componentes. Elas são um pouco mais flexíveis, então continuam a ser um recurso avançado.

Saiba mais sobre a nova createRef API aqui.

Aviso em relação ao uso do depreciado findDOMNode

O React costumava suportar findDOMNode para procurar na árvore por um elemento DOM dada uma instância de classe. Normalmente, você não precisa disso, já que você pode anexar uma ref diretamente em um elemento DOM.

findDOMNode também pode ser usado em componentes de classe, mas isso estava quebrando níveis de abstração ao permitir que um componente pai demandasse que certos componentes filhos fossem renderizados. Ele cria um risco de refatoração em que você não pode alterar os detalhes de implementação de um componente por que um componente pai pode estar alcançando o seu elemento DOM. findDOMNode somente retorna o primeiro filho, mas com o uso de fragmentos, é possível que um componente renderize múltiplos elementos DOM. findDOMNode é uma API de única leitura. Só enviava resposta quando você chamava. Se um componente filho renderiza um elemento diferente, não há como lidar com essa mudança. Portando, findDOMNode só funcionava se os componentes sempre retornassem um único elemento DOM que nunca muda.

Você pode deixar isso explícito se passar uma ref para o seu componente customizado, passando-a através do DOM usando encaminhamento de ref.

Você também pode adicionar um elemento DOM que envolve o seu componente e anexar uma ref diretamente a ele.

class MyComponent extends React.Component {
  constructor(props) {
    super(props);
    this.wrapper = React.createRef();  }
  render() {
    return <div ref={this.wrapper}>{this.props.children}</div>;  }
}

Nota:

Em CSS, o atributo display: contents pode ser usado se você não quer que o elemento faça parte do layout.

Detectar efeitos colaterais (side effects) inesperados

Conceptualmente, o React funciona em duas fases:

  • A fase de renderização determina quais mudanças precisam ser feitas para, por exemplo, o DOM. Durante essa fase, o React chama render e compara o resultado com a renderização anterior.
  • A fase de commit é quando o React aplica qualquer mudança. (No caso do React DOM, isso é quando o React insere, atualiza ou remove nós do DOM.) O React também chama métodos de ciclo de vida como componentDidMount e componentDidUpdate durante essa fase.

A fase de commit é geralmente muito rápida, mas a renderização pode ser devagar. Por essa razão, o futuro modo concorrente (que ainda não é habilitado por padrão) quebra a renderização em pedaços, pausando e resumindo o trabalho para evitar bloquear o navegador. Isso significa que o React pode invocar ciclos de vida da fase de renderização mais de uma vez antes de commitar, ou pode ainda invocá-los sem nem commitar (dado um eventual erro ou uma interrupção de maior prioridade).

Os ciclos de vida da fase da renderização incluem os seguintes métodos do componente classe:

  • constructor
  • componentWillMount (ou UNSAFE_componentWillMount)
  • componentWillReceiveProps (ou UNSAFE_componentWillReceiveProps)
  • componentWillUpdate (ou UNSAFE_componentWillUpdate)
  • getDerivedStateFromProps
  • shouldComponentUpdate
  • render
  • setState funções atualizadoras (o primeiro argumento)

Já que os métodos acima podem ser chamados mais de uma vez, é importante que eles não contenham efeitos colaterais. Ignorar essa regra pode levar a uma variedade de problemas, incluindo vazamento de memória e estado inválido da aplicação. Infelizmente, pode ser difícil detectar esses problemas, já que eles podem ser não determinísticos.

O modo estrito não pode detectar automaticamente efeitos colaterais para você, mas pode ajudá-lo a achá-los ao torná-los um pouco mais determinísticos. Isso é feito ao invocar duas vezes seguidas as seguintes funções:

  • Os métodos constructor, render e shouldComponentUpdate de componentes classe
  • O método estático getDerivedStateFromProps de componentes classe
  • Corpo de componentes de função
  • Funções do atualizador de estado (o primeiro argumento para setState)
  • Funções passadas para useState, useMemo ou useReducer

Nota:

Isso só se aplica em modo de desenvolvimento. Ciclos de vida não serão invocados duas vezes em produção.

Por exemplo, considere o seguinte código:

class TopLevelRoute extends React.Component {
  constructor(props) {
    super(props);

    SharedApplicationState.recordEvent('ExampleComponent');
  }
}

À primeira vista, este código pode não parecer problemático. Mas se SharedApplicationState.recordEvent não for idempotente, então instanciar este componente múltiplas vezes pode levar a um estado da aplicação inválido. Este tipo de erro pequeno e sutil pode não se manifestar durante o desenvolvimento, ou pode fazê-lo de forma inconsistente e, portanto, ser ignorado.

Ao intencionalmente invocar os métodos de ciclo de vida duas vezes, como o construtor do componente, o modo estrito pode tornar padrões como este mais fácil de localizar.

Nota:

No React 17, o React modifica automaticamente os métodos do console como console.log() para silenciar os logs na segunda chamada para funções de ciclo de vida. No entanto, pode causar um comportamento indesejado em certos casos em que uma solução alternativa pode ser usada.

A partir do React 18, o React não suprime nenhum log. No entanto, se você tiver o React DevTools instalado, os logs da segunda chamada aparecerão ligeiramente esmaecidos. O React DevTools também oferece uma configuração (desativada por padrão) para suprimi-los completamente.

Detectar o uso da antiga API de contexto (Context API)

A antiga API de contexto era propensa a erros, e será removida em uma futura versão principal (major version). Ela ainda funciona para todas versões 16.x, mas mostrará uma mensagem de aviso no modo estrito:

warn legacy context in strict mode

Leia a nova documentação da API de contexto para ajudar a migrar para a nova versão.

Garantindo o estado reutilizável

No futuro, gostaríamos de adicionar um recurso que permita ao React adicionar e remover seções da interface do usuário enquanto preserva o estado. Por exemplo, quando um usuário sai de uma tela e volta, o React deve ser capaz de mostrar imediatamente a tela anterior. Para fazer isso, o React oferecerá suporte à remontagem de árvores usando o mesmo estado de componente usado antes da desmontagem.

Esse recurso dará ao React um melhor desempenho pronto para uso, mas requer que os componentes sejam resistentes a efeitos sendo montados e destruídos várias vezes. A maioria dos efeitos funcionará sem nenhuma alteração, mas alguns efeitos não limpam adequadamente as assinaturas no callback de destruição ou assumem implicitamente que são montados ou destruídos apenas uma vez.

Para ajudar a resolver esses problemas, o React 18 apresenta uma nova verificação somente de desenvolvimento para o Strict Mode. Essa nova verificação desmontará e remontará automaticamente cada componente, sempre que um componente for montado pela primeira vez, restaurando o estado anterior na segunda montagem.

Para demonstrar o comportamento de desenvolvimento que você verá no Strict Mode com esse recurso, considere o que acontece quando o React monta um novo componente. Sem essa alteração, quando um componente é montado, o React cria os efeitos:

* React monta o componente.
  * Efeitos de layout são criados.
  * Efeitos são criados.

Com o Strict Mode começando no React 18, sempre que um componente é montado em desenvolvimento, o React simulará imediatamente a desmontagem e remontagem do componente:

* React monta o componente.
    * Efeitos de layout são criados.
    * Efeitos são criados.
* React simula efeitos sendo destruídos em um componente montado.
    * Efeitos de layout são destruídos.
    * Os efeitos são destruídos.
* React simula efeitos sendo recriados em um componente montado.
    * Efeitos de layout são criados
    * O código de configuração do efeito é executado

Na segunda montagem, o React restaurará o estado da primeira montagem. Esse recurso simula o comportamento do usuário, como um usuário saindo de uma tela e voltando, garantindo que o código lidará adequadamente com a restauração do estado.

Quando o componente desmonta, os efeitos são destruídos normalmente:

* React desmonta o componente.
  * Efeitos de layout são destruídos.
  * Os efeitos são destruídos.

A desmontagem e remontagem incluem:

  • componentDidMount
  • componentWillUnmount
  • useEffect
  • useLayoutEffect
  • useInsertionEffect

Nota:

Isso só se aplica ao modo de desenvolvimento, comportamento de produção inalterado.

Para obter ajuda com problemas comuns, consulte:

Esta página é útil?Edite esta página