We want to hear from you!Take our 2021 Community Survey!
Este site não é mais atualizado.Vá para pt-br.react.dev

Context

Esses documentos são antigos e não serão atualizados. Vá para react.dev para os novos documentos do React.

Estas novas páginas de documentação ensinam React moderno e incluem exemplos ao vivo:

Contexto (context) disponibiliza uma forma de passar dados entre a árvore de componentes sem precisar passar props manualmente em cada nível.

Em uma aplicação típica do React, os dados são passados de cima para baixo (de pai para filho) via props, mas esse uso pode ser complicado para certos tipos de props (como preferências locais ou tema de UI), que são utilizadas por muitos componentes dentro da aplicação. Contexto (context) fornece a forma de compartilhar dados como esses, entre todos componentes da mesma árvore de componentes, sem precisar passar explicitamente props entre cada nível.

Quando Usar Contexto

Contexto (context) é indicado para compartilhar dados que podem ser considerados “globais” para a árvore de componentes do React. Usuário autenticado ou o idioma preferido, são alguns casos comuns. No exemplo do código a seguir, nós passamos um tema a fim de estilizar o componente Button.

class App extends React.Component {
  render() {
    return <Toolbar theme="dark" />;
  }
}

function Toolbar(props) {
  // O componente Toolbar deve receber uma prop extra chamada "theme"  // e repassar para o componente ThemedButton.  // Isso pode ser bem trabalhoso porque, se cada botão na aplicação  // precisar saber o tema, este (o tema) teria que ser repassado por  // todos os componentes.
  return (
    <div>
      <ThemedButton theme={props.theme} />    </div>
  );
}

class ThemedButton extends React.Component {
  render() {
    return <Button theme={this.props.theme} />;
  }
}

Usando contexto, nós podemos evitar passar prop através de elementos intermediários.

// Context nos permite passar um valor a fundo da árvore de componente// sem explicitamente passa-la por cada componente.// Crie um Context para o tema atual (com "light" como padrão).const ThemeContext = React.createContext('light');
class App extends React.Component {
  render() {
    // Use um Provider para passar o tema atual para a árvore abaixo.    // Qualquer componente pode acessa-la, não importa quão profundo esteja.    // Neste exemplo, nós passamos "dark" como tema atual.    return (
      <ThemeContext.Provider value="dark">        <Toolbar />
      </ThemeContext.Provider>
    );
  }
}

// Um componente antecessor não precisa mais// passar o tema explicitamente.function Toolbar() {
  return (
    <div>
      <ThemedButton />
    </div>
  );
}

class ThemedButton extends React.Component {
  // Atribua um contextType para ler o context do tema atual.  // React vai encontrar o Provider acima mais próximo e vai usa-lo.  // Neste exemplo, o tema atual é "dark".  static contextType = ThemeContext;
  render() {
    return <Button theme={this.context} />;  }
}

Antes de você usar Contexto

Contexto (context) é usado principalmente quando algum dado precisa ser acessado por muitos componentes em diferentes níveis. Use contexto moderadamente uma vez que isto pode dificultar a reutilização de componentes.

Se você apenas quer evitar passar algumas props por muitos níveis, composição de componente geralmente é uma solução mais simples que Contexto (context).

Considere por exemplo o componente Page que passa as props user e avatarSize por vários níveis abaixo de modo que os componentes Link e Avatar profundamente aninhados, podem ler essas props.

<Page user={user} avatarSize={avatarSize} />
// ... que renderiza ...
<PageLayout user={user} avatarSize={avatarSize} />
// ... que renderiza ...
<NavigationBar user={user} avatarSize={avatarSize} />
// ... que renderiza ...
<Link href={user.permalink}>
  <Avatar user={user} size={avatarSize} />
</Link>

Pode parecer redundante passar para baixo as props user e avatarSize através de vários níveis se no final apenas o componente Avatar realmente precisa usa-las. Além disso, é incômodo sempre que o componente Avatar precisar de mais props do topo, você também precisar adicionar todas elas por todos os níveis intermediários.

Uma forma de resolver este problema sem contexto é atribuir o próprio componente Avatar a uma prop do componente Page, assim os componentes intermediários não precisam saber sobre a prop user ou o avatarSize:

function Page(props) {
  const user = props.user;
  const userLink = (
    <Link href={user.permalink}>
      <Avatar user={user} size={props.avatarSize} />
    </Link>
  );
  return <PageLayout userLink={userLink} />;
}

// Agora temos:
<Page user={user} avatarSize={avatarSize} />
// ... que renderiza ...
<PageLayout userLink={...} />
// ... que renderiza ...
<NavigationBar userLink={...} />
// ... que renderiza ...
{props.userLink}

Com esta mudança, apenas o componente Page do topo precisa saber sobre os componentes Link e Avatar e das props user e avatarSize.

Esta inversão de controle pode fazer seu código mais limpo em vários casos, reduzindo a quantidade de props que você precisa passar através da sua aplicação e dando mais controle para os componentes raiz. Essa inversão, entretanto, não é a escolha certa em todos os casos; mover mais complexabilidade para o topo da árvore, faz com que estes componentes fiquem mais complicados e forçando os componentes dos níveis mais abaixo ficarem mais flexíveis do que você gostaria.

Você não está limitado a um único filho por componente, Você pode passar vários componentes filhos ou até mesmo ter vários slots de componentes filhos como documentado aqui:

function Page(props) {
  const user = props.user;
  const content = <Feed user={user} />;
  const topBar = (
    <NavigationBar>
      <Link href={user.permalink}>
        <Avatar user={user} size={props.avatarSize} />
      </Link>
    </NavigationBar>
  );
  return (
    <PageLayout
      topBar={topBar}
      content={content}
    />
  );
}

Este padrão é suficiente para vários casos onde você precisa separar um componente filho de seu pai imediato. Você pode ainda ir mais longe com render props se o filho precisa se comunicar com o pai antes de ser renderizado.

Contudo, às vezes o mesmo dado precisa ser acessado por vários componentes na árvore e em diferentes níveis de aninhamento. Contexto (context) deixa você “transmitir” este dado e mudanças do mesmo para todos componentes abaixo. Exemplos comuns onde usar contexto pode ser mais simples que as alternativas incluem o gerenciamento de localização atual, tema, ou um dado em cache.

API

React.createContext

const MyContext = React.createContext(defaultValue);

Cria um objeto Contexto (context). Quando o React renderiza um componente que assina este objeto Contexto (context), este vai ler o valor atual do Provider superior na árvore que estiver mais próximo.

O argumento defaultValue (valor padrão) é usado apenas quando o componente não corresponder com um Provider acima dele na árvore. Este valor padrão pode ser útil para testar componentes isoladamente, sem envolvê-los. Observação: passando undefined como um valor de Provider não faz com que os componentes consumidores do Provider usem defaultValue.

Context.Provider

<MyContext.Provider value={/* algum valor */}>

Cada objeto Contexto (context) vem com um componente Provider que permite componentes consumidores a assinarem mudanças no contexto.

O componente Provider aceita uma prop value que pode ser passada para ser consumida por componentes que são descendentes deste Provider. Um Provider pode ser conectado a vários consumidores. Providers podem ser aninhados para substituir valores mais ao fundo da árvore.

Todos consumidores que são descendentes de um Provider serão renderizados novamente sempre que a prop value do Provider for alterada. A propagação do Provider aos seus descendentes (incluído .contextType e useContext), não está condicionada ao método shouldComponenteUpdate, logo, o consumidor é atualizado mesmo quando um componente antepassado ignora uma atualização.

Mudanças são determinadas comparando os valores novos com os anteriores usando o mesmo algorítimo de Object.is.

Nota

A forma como as mudanças são determinadas, podem causar alguns problemas quando se atribui objetos como value: veja Ressalvas

Class.contextType

class MyClass extends React.Component {
  componentDidMount() {
    let value = this.context;
    /* faz um side-effect na montagem utilizando o valor de MyContext */
  }
  componentDidUpdate() {
    let value = this.context;
    /* ... */
  }
  componentWillUnmount() {
    let value = this.context;
    /* ... */
  }
  render() {
    let value = this.context;
    /* renderiza algo com base no valor de MyContext */
  }
}
MyClass.contextType = MyContext;

A propriedade contextType pode ser atribuída a um objeto Contexto (Context) criado por React.createContext(). Usar esta propriedade permite que você consuma o valor atual mais próximo deste tipo de contexto usando this.context. Você pode referencia-lo em qualquer momento nos métodos de ciclo-de-vida, incluindo a função render.

Nota:

Você pode assinar apenas um contexto usando esta API. Se você precisa ler mais de um contexto, veja Consumindo vários Contextos.

Se você está usando o recurso experimental public class fields syntax, você pode usar um campo estático da classe para inicializar o seu contextType.

class MyClass extends React.Component {
  static contextType = MyContext;
  render() {
    let value = this.context;
    /* renderiza algo baseado no valor */
  }
}

Context.Consumer

<MyContext.Consumer>
  {value => /* renderiza algo baseado no valor do context */}
</MyContext.Consumer>

Um componente React que assina mudanças de contexto. Usar este componente permite você assinar a um contexto por um function component.

Requer uma function as a child. A função recebe o valor atual do contexto e retorna um nó React. O argumento value passado para a função será igual ao value da prop do Provider do contexto mais próximo acima na árvore. Se não houver um Provider para este contexto acima, o argumento value será igual a defaultValue que foi passado ao criar o contexto com createContext().

Nota

Para mais informações sobre o padrão “function as a child” veja, render props.

Context.displayName

O objeto Context aceita uma propriedade string displayName. React DevTools usa essa string para determinar o que exibir para o contexto.

Por exemplo, o seguinte componente aparecerá como MyDisplayName no DevTools:

const MyContext = React.createContext(/* algum valor */);
MyContext.displayName = 'MyDisplayName';
<MyContext.Provider> // "MyDisplayName.Provider" in DevTools
<MyContext.Consumer> // "MyDisplayName.Consumer" in DevTools

Exemplos

Contexto Dinâmico

Um exemplo mais complexo com valores dinâmicos para o tema:

theme-context.js

export const themes = {
  light: {
    foreground: '#000000',
    background: '#eeeeee',
  },
  dark: {
    foreground: '#ffffff',
    background: '#222222',
  },
};

export const ThemeContext = React.createContext(  themes.dark // default value);

themed-button.js

import {ThemeContext} from './theme-context';

class ThemedButton extends React.Component {
  render() {
    let props = this.props;
    let theme = this.context;    return (
      <button
        {...props}
        style={{backgroundColor: theme.background}}
      />
    );
  }
}
ThemedButton.contextType = ThemeContext;
export default ThemedButton;

app.js

import {ThemeContext, themes} from './theme-context';
import ThemedButton from './themed-button';

// Um componente intermediário que usa componente ThemedButton
function Toolbar(props) {
  return (
    <ThemedButton onClick={props.changeTheme}>
      Change Theme
    </ThemedButton>
  );
}

class App extends React.Component {
  constructor(props) {
    super(props);
    this.state = {
      theme: themes.light,
    };

    this.toggleTheme = () => {
      this.setState(state => ({
        theme:
          state.theme === themes.dark
            ? themes.light
            : themes.dark,
      }));
    };
  }

  render() {
    // O ThemedButton button dentro de ThemeProvider    // usa o tema do estado enquanto os demais usam    // o tema padrão dark    return (
      <Page>
        <ThemeContext.Provider value={this.state.theme}>          <Toolbar changeTheme={this.toggleTheme} />        </ThemeContext.Provider>        <Section>
          <ThemedButton />        </Section>
      </Page>
    );
  }
}

const root = ReactDOM.createRoot(
  document.getElementById('root')
);
root.render(<App />);

Atualizando o Contexto de um componente aninhado

Geralmente é necessário atualizar o contexto de um componente que está aninhado em algum lugar da árvore de componentes. Neste caso, você pode passar uma função para o contexto, permitindo assim que consumidores possam atualizar o contexto.

theme-context.js

// Make sure the shape of the default value passed to
// createContext matches the shape that the consumers expect!
export const ThemeContext = React.createContext({
  theme: themes.dark,  toggleTheme: () => {},});

theme-toggler-button.js

import {ThemeContext} from './theme-context';

function ThemeTogglerButton() {
  // The Theme Toggler Button receives not only the theme  // but also a toggleTheme function from the context  return (
    <ThemeContext.Consumer>
      {({theme, toggleTheme}) => (        <button
          onClick={toggleTheme}
          style={{backgroundColor: theme.background}}>
          Toggle Theme
        </button>
      )}
    </ThemeContext.Consumer>
  );
}

export default ThemeTogglerButton;

app.js

import {ThemeContext, themes} from './theme-context';
import ThemeTogglerButton from './theme-toggler-button';

class App extends React.Component {
  constructor(props) {
    super(props);

    this.toggleTheme = () => {
      this.setState(state => ({
        theme:
          state.theme === themes.dark
            ? themes.light
            : themes.dark,
      }));
    };

    // Estado também contém a função de atualização    // Passando para o provedor de contexto    this.state = {
      theme: themes.light,
      toggleTheme: this.toggleTheme,    };
  }

  render() {
    // Todo o estado é passado para o provedor    return (
      <ThemeContext.Provider value={this.state}>        <Content />
      </ThemeContext.Provider>
    );
  }
}

function Content() {
  return (
    <div>
      <ThemeTogglerButton />
    </div>
  );
}

const root = ReactDOM.createRoot(
  document.getElementById('root')
);
root.render(<App />);

Consumindo vários Contextos

Para que o contexto possa continuar renderizando rapidamente, o React precisa manter cada consumidor de contexto separado em um nó da árvore.

// Theme context, default to light theme
const ThemeContext = React.createContext('light');

// Signed-in user context
const UserContext = React.createContext({
  name: 'Guest',
});

class App extends React.Component {
  render() {
    const {signedInUser, theme} = this.props;

    // Componente App fornece os valores inicias do context
    return (
      <ThemeContext.Provider value={theme}>        <UserContext.Provider value={signedInUser}>          <Layout />
        </UserContext.Provider>      </ThemeContext.Provider>    );
  }
}

function Layout() {
  return (
    <div>
      <Sidebar />
      <Content />
    </div>
  );
}

// Um componente pode consumir vários contexts.
function Content() {
  return (
    <ThemeContext.Consumer>      {theme => (        <UserContext.Consumer>          {user => (            <ProfilePage user={user} theme={theme} />          )}        </UserContext.Consumer>      )}    </ThemeContext.Consumer>  );
}

Se dois ou mais valores de contexto são utilizados juntos com frequência, você pode considerar criar o seu próprio render prop.

Nota

Para mais informações sobre render prop, veja render props.

Ressalvas

Contexto (context) usa referência de identidade para determinar quando renderizar novamente, por este motivo, existem alguns casos que podem desencadear renderizações não intencionais em consumidores quando algum componente que antecede um Provider é renderizados. Por exemplo, o código abaixo vai re-renderizar todos consumidores toda vez que o Provider re-renderizar porque um novo objeto é sempre criado para value:

class App extends React.Component {
  render() {
    return (
      <MyContext.Provider value={{something: 'something'}}>        <Toolbar />
      </MyContext.Provider>
    );
  }
}

Para contornar isso, mova a prop value para o state do nível antecessor.

class App extends React.Component {
  constructor(props) {
    super(props);
    this.state = {
      value: {something: 'something'},    };
  }

  render() {
    return (
      <MyContext.Provider value={this.state.value}>        <Toolbar />
      </MyContext.Provider>
    );
  }
}

API Legada

Nota

Versões anteriores do React foram disponibilizadas com uma versão experimental do context API. Esta versão antiga da API será suportada em todas versões 16.x lançadas mas, aplicações utilizando esta API, devem migrar para a nova versão. Leia aqui em API Legada.

Esta página é útil?Edite esta página